Melhoramentos Melhoramentos Premio Valor 1000 ano 2015

Sustentabilidade

Doação de imóveis à comunidade

Durante a colonização a Companhia efetuou doações de imóveis às municipalidades da região, para fins públicos, como praças, jardins, e órgãos públicos.

Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN

A Cia. Melhoramentos Norte do Paraná mantém em uma de suas filais denominada Fazenda Divisa, localizada no Município de São Manoel do Paraná uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, com área de 222,30 hectares.
A criação de referida reserva é muito importante para conservação do meio ambiente e equilíbrio do ecossistema florestal o que demonstra a preocupação da Cia. Melhoramentos com a fauna e a flora, pois tem como um dos princípios basilares de sua administração a exploração da terra de forma sustentável e respeito ao meio ambiente.

Cinturão Verde em Cianorte

A Companhia sempre apresentou grande respeito para com o meio ambiente, e foi esta a responsável pela colonização de diversos Municípios do Norte do Estado do Paraná, dentre eles o Município de Cianorte, no qual, durante a sua fundação a Cia. Melhoramentos, conservou grande parte da mata nativa na área que circunda a zona urbana deste município, da qual em 1998 doou aproximadamente 300 hectares para criação do Cinturão Verde de Cianorte, onde são desenvolvidas várias atividades de cunho ecológico, tais como conscientização pedagógica de crianças acerca da importância da conservação do meio ambiente, trilhas ecológicas, uma longa pista de caminhada, dentre outras, que importam melhor qualidade de vida para os habitantes do município.

Reserva Biológica Federal das Perobas – Rebio

No ano de 2006 através de decreto o Presidente da República criou a Reserva Biológica Federal das Perobas em uma área de aproximadamente 11.000 hectares de mata nativa localizados na zona rural dos Municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte, sendo que da área total da reserva aproximadamente 8.600 hectares pertencem à propriedade agrícola da Cia. Melhoramentos, denominada Fazenda Água do Índio.

Outras ações e reconhecimento ambiental

A Cia. Melhoramentos é referência entre os proprietários de áreas agrícolas no Estado do Paraná, visto que em todas as suas diversas propriedades agrícolas a área de reserva legal e áreas de preservação permanente estão devidamente conservadas nos termos da lei, inclusive, com excedente de reservas ecológicas, conforme acima mencionado.

É certificada com selo da qualidade “ISO 9001 na atividade: fabricação de álcool e na produção de cana-de-açúcar.